terça-feira, 29 de março de 2011

Resultados Preliminares Oficina na USP

Car@s,

A oficina realizada na ECA-USP foi um grande desafio para o L'ArCA, mas também um momento de muito aprendizado e esforço coletivo. Seus primeiros frutos começam ser apresentados neste post. Com a presença de amigos próximos participando, debatemos concentradamente sobre os temas que envolvem o Laboratório, o evento Mesh com Moedas Criativas e a continuidade história de Acrópolis, a "Cidade Criativa" que representaria o mundo daqui a 100 anos; um mundo aparentemente perfeito, mas agora questionado por novos movimentos sociais.
Apesar de termos por meta traçar todos acontecimentos da Grande Audiência Geral que debateria a crise em Acrópolis e proporia soluções, conseguimos somente iniciar o primeiro ato, esboçando as reivindicações do primeiro movimento social: o MSC, Movimento dos Sem Conhecimento, representado pelo Homem In-formação. Com base nesse esforço inicial, no entanto, já elaboramos as reivindicações dos outros dois movimentos, o MST (Movimento dos Sem Talento, que será representado por Homens/Mulheres-máquina) e o MSA (Movimentos dos Sem Alegria, a ser representado por Homens/Mulheres Semi-Vivo[a]s).
Refletimos muito sobre os resultados e dificuldades de realização do que havíamos nos proposto produzir, e acabamos entendendo melhor seu sentido. Isso deverá influenciar as próximas oficinas.
Com esse trabalho exigiu um esforço criativo para a proposição de problemas e propostas para sua resolução, diferentemente de interpretarmos um problema dado, como na oficina anterior (Agressões aos Emos), a apresentação inicial deveria ter focado menos numa interpretação crítica de fatos do que na pluralidade de valores e concepções de justiça dos participantes e sua capacidade de propor resoluções de conflito por meio da arte. Além disso, ficou clara a necessidade de trabalharmos outros métodos de produção criativa dentro da própria dinâmica, como aquecimentos lúdicos, exercícios de escrita criativa, mapas mentais, associação livre, psicodrama e maior controle do tempo, com os quais os grupos possam se sentir mais estimulados e otimizar sua produção artística.
Decidimos trabalhar daqui para frente com três tipos diferentes de oficina, cada uma com três objetos distintos: notícias atuais prontas ("com a injustiça já dada"), temas fictícios ou reais para prospostas de resolução de conflito (com novos métodos dependendo do objeto) e releituras de obras de ficção (especialmente literatura). Para o sucesso dos processos criativos das oficinas, cada um desses objetos demandará métodos diferenciados de abordagem, preparação e criação.
Aguardem os vídeos desta última oficina e de uma oficina de 2008, com áudios mais completos de nossas histórias recriadas. Eles representam junto com os resultados literário-visuais as manifestações artísticas que compõem a Plataforma de Expressão Pública do L'ArCA!

Em breve publicaremos os primeiros vídeos do início da peça-musical que iniciamos nesta última oficina, A Lenda de Acrópolis, que pretendemos continuar a criar nas próximas oficinas e em discussões com contribuições aqui no blog. Abaixo vão as primeiras imagens e letras do 1o. Ato da Peça: Os Movimentos. Opine, critique, colabore; precisamos de parceiros artistas, pensadores, roteiristas, dramaturgos, atores, músicos etc para se juntar ao Laboratório de Arte e Cidadania Ativa. Ajude-nos a decidir o destino de Acrópolis e tornar sua Lenda uma grande peça-musical.

EMBARCA NO L'ArCA!!

Abraços do Vitor









Nenhum comentário:

Postar um comentário